Educação criativa: alunos da escola Marieta D'Ambrósio constroem casa de brinquedo com materiais recicláveis

Educação criativa: alunos da escola Marieta D'Ambrósio constroem casa de brinquedo com materiais recicláveis

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

A comunidade escolar coletou cerca de mil caixas de leite para o projeto

No pátio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D'Ambrósio, um item produzido pelos próprios alunos é motivo de orgulho na comunidade escolar. No decorrer do ano, materiais como caixas de leite foram coletados para que alunos construíssem uma casa recreativa. O trabalho é resultado do objetivo coletivo de implementar práticas sustentáveis desde cedo.      


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Foi necessário conhecimento, ajuda na estrutura da casa, mobilização na coleta de materiais e o empenho dos pequenos em ver o novo parque de diversões pronto. Um dos 45 alunos que participam da construção é o André Silva, de 6 anos, que explica as etapas:  

– Tudo começou quando a gente queria ajudar o meio ambiente. Tivemos a ideia de fazer essa casinha. Primeiro, foi feita uma miniatura. Daí, começamos a encher as caixinhas de papel. Um (antigo) aluno dela veio ajudar a gente. Ele fez a estrutura da casa. Usamos bastante material reciclável para fazer.


A Casinha Recreativa Reciclada 

Desde abril, duas turmas do primeiro ano estão no processo da Casinha Recreativa Reciclada, como é chamada. Praticamente pronta, aproxima-se o momento mais esperado por Helena Pilar, 7 anos: o de brincar. 

– Ela estava em reforma, então a gente podia se machucar ou estragar algo. A gente vai brincar, e mesmo a gente brincando em um espaço pequeno, vamos dividir – comenta Helena. 


Além disso, as crianças produziram um livro que conta a história. Ele será lançado dia 18, no auditório da escola.


Proposta:  mudar o mundo 

A prof. Patrícia coordena o trabalho.

“Eles estão muito empolgados, gostam de trabalhar”. A fala é de quem propôs uma ideia que foi bem acolhida na escola. A alfabetizadora Patrícia Wienandts Flores, 61 anos, é porta-voz do Programa Escolas Criativas. Ela vem trabalhando, desde 2022, para que os alunos da unidade de ensino sejam incluídos em uma educação criativa. 

– Eu acredito que é uma geração que vai mudar o mundo. Eles estão muito empolgados, gostam de trabalhar – celebra Patrícia. 


Escolas Criativas 

O Programa Escolas Criativas é uma parceria entre a Secretaria da Educação do RS (Seduc) e a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). A rede provê um ambiente propício para a criação e a vivência da aprendizagem criativa de forma relevante e sustentável nas diferentes regiões do Brasil desde 2015. É um programa ligado às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).


Casinha Recreativa 

  • Onde – Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D'Ambrósio, Rua Appel, 645, bairro Centro
  • Projeto – Integra o Programa Escolas Criativas 
  • Envolvidos – Mobilização da comunidade escolar. 45 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental estiveram a frente do projeto 
  • Itens – Cerca de mil caixas de leite foram coletadas, entre outros


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para cadastro temporário de professores, servidores e especialistas da rede estadual se encerram na próxima semana Anterior

Inscrições para cadastro temporário de professores, servidores e especialistas da rede estadual se encerram na próxima semana

Sisu será realizado em apenas uma edição por ano a partir de 2024 Próximo

Sisu será realizado em apenas uma edição por ano a partir de 2024

Educação